Por ocasião do bicentenário da independência dos países da américa Latina e Caraí­bas
Por ocasião do bicentenário da independência dos países da américa Latina e Caraí­bas a pequena Nora Munos, a criança que esteve sequestrada durante 19 dias em arauca, na Colômbia, vai participar na Eucaristia presidida pelo Pontífice, no Vaticano, a 12 de Dezembro, solenidade de Nossa Senhora da aparecida. Nora e a família associam-se à comemoração do bicentenário da independência de vários países da américa Latina, um dos quais a Colômbia.

a celebração eucarística especial será presidida pelo Santo Padre e concelebrada pelo cardeal secretário de estado, Tarcísio Bertone, pelo Prefeito da Congregação dos Bispos e Presidente da Comissão Pontifícia para a américa Latina, Marco Ouelllet; pelo arcebispo de Cidade do México, Norberto Carrera e pelo arcebispo de aparecida e presidente do Conselho episcopal latino americano, Raimundo assis.

Bento XVI quis «acolher um pedido neste sentido que lhe foi dirigido pela comissão pontifícia para a américa Latina e manifestar de novo a própria solicitude pastoral pelos povos que comemoram o processo de emancipação ocorrido nos anos 1808-1824, adianta a Rádio Vaticana. as orações e cânticos da missa serão em espanhol e português. O coro convidado para esta ocasião especial é alternado com o coro da Capela Sistina em 105 músicas fornecidas, tais como EI Kyrie, o Gloria, o Sanctus e agnus Dei. Foi ainda feito um convite especial a 105 latino-americanos que, de várias maneiras, trabalham em 105 diferentes congregações e organismos da Santa Sé.