Reunidos em Tegucigalpa, bispos do secretariado episcopal da américa Central pedem: reforçar a cultura da vida e da paz. a assembleia reuniu, durante uma semana, mais de 50 bispos da região
Reunidos em Tegucigalpa, bispos do secretariado episcopal da américa Central pedem: reforçar a cultura da vida e da paz. a assembleia reuniu, durante uma semana, mais de 50 bispos da regiãoDas Honduras, Guatemala, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, os prelados trataram temas como a pobreza, insegurança, criminalidade organizada, corrupção institucionalizada e tráfico de droga. O tema central do encontro acabou por ser a paz na região, refere o jornalista Víctor Hugo alvarez. Embora a região não enfrente, actualmente, conflitos sangrentos como os que flagelaram a Guatemala, Nicarágua e El Salvador, ocorrem hoje novas formas de violência. Estão a aumentar os grupos armados, a corrupção das forças da ordem e outras formas de violência.
Por outro lado, a falta de oportunidades para os jovens leva-os a imigrar para a américa do Norte onde são frequentes os assassinatos e desaparecimentos de migrantes da américa Central. a mensagem final da assembleia dos bispos sublinha que entre um povo que ama a verdade e a honestidade e que sempre lutou pela igualdade e liberdade, mantêm-se situações adversas como a exclusão social da grande maioria dos pobres, a corrupção na sociedade e no estado, a violação dos direitos humanos.
Perante tais desafios, o arcebispo de Manágua, Leopoldo Brenes, lembra: Devemos tornar-nos pastores que caminham à frente do nosso povo, apontando a orientação correcta, testemunhando o amor e o Reino a construir com a paz e na liberdade. O texto do documento final convida a empenhar-se na construção do Reino de Deus na américa Central, um reino de justiça e de paz.