a Benetton retirou do mercado a imagem publicitária que apresentava o Papa com o imã do Cairo, Safwad Hagazi, num beijo
a Benetton retirou do mercado a imagem publicitária que apresentava o Papa com o imã do Cairo, Safwad Hagazi, num beijo a campanha publicitária da marca italiana apresentava figuras públicas a trocar beijos, fruto de montagens fotográficas. as imagens invadiram as ruas de Roma e Milão e foram divulgadas através da internet. a iniciativa é da fundação «Unhate (sem ódio). O porta-voz do Vaticano considerou a campanha «manipuladora e «absolutamente inaceitável esta utilização da imagem do Santo Padre. «É uma grave falta de respeito pelo Papa, uma ofensa contra os sentimentos dos fiéis e um exemplo claro de como a publicidade pode violar as mais elementares regras de respeito pelas pessoas para atrair a atenção das pessoas através da provocação”, disse o padre Frederico Lombardi, citado pelas agências internacionais.
a Benetton acabaria por retirar este cartaz, inserido num conjunto de seis, que apresentam o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, a beijar o presidente da autoridade Palestiniana, Mahmoud abbas. Os líderes das duas Coreias, Kim Jong-il e Lee Myung-bak, também aparecem a trocar um cumprimento, com um beijo. a campanha inclui ainda o presidente francês, Sarkozy a beijar a chaneceler alemã, ângela Merkel. O presidente dos Estados Unidos da américa aparece a beijar olíder chinês Hu Jintao e presidente da Venezuela, Hugo Chávez. a mensagem que a Benetton pretendia passar era de tolerância e de diálogo inter-religioso. a marca já lamentou que o uso da imagem do Pontífice com o imã «tenha ofendido as sensibilidades dos fiéis desta forma.