Doença da Podridão Radicular está a afectar sobretudo os países da região dos Grandes Lagos e está próxima de se tornar uma epidemia
Doença da Podridão Radicular está a afectar sobretudo os países da região dos Grandes Lagos e está próxima de se tornar uma epidemia a Organização para a alimentação e agricultura (FaO) está a pedir medidas rápidas para combater um vírus de mandioca que está a afectar grande parte da África Oriental e a ameaçar a cultura de um alimento básico para grande parte da região.
a Doença da Podridão Radicular (CB, do inglês Cassava Brown Streak Disease), uma nova variante que está a afectar sobretudo os países da região dos Grandes Lagos, está próxima de se tornar uma epidemia, de acordo com a FaO. a agência apelou a um aumento urgente de financiamento, da pesquisa, da formação, da vigilância e de outras medidas para ajudar os agricultores e criadores da região africana.
O aparecimento da doença em áreas antes livres da mesma e a falta de financiamento continuado de pesquisa e trabalho desenvolvido para tratar da CB na região, contribuíram para a ameaça já apresentada pelo Mosaico de Doenças de Cassava (CMD), afirmou a agência.