Um quarto das crianças em idade escolar não está matriculada. Nos últimos 50 anos, o governo não investiu nas escolas nem na construção de novos institutos
Um quarto das crianças em idade escolar não está matriculada. Nos últimos 50 anos, o governo não investiu nas escolas nem na construção de novos institutosO acesso à educação primária na República Democrática do Congo continua muito precário. Mais de sete milhões de crianças não vão à escola em todo o país, isto apesar de uma medida governamental de 2010 garantir a educação primária gratuita. a medida abrange todo o país, com excepção da capital, Kinshasa, e da cidade de Lubumbashi, adianta a agência Fides.

Um estudo realizado pelo governo, e que conta com o apoio da agência das Nações Unidas para Infância, revela que 25 por cento das crianças em idade escolar e 60 por cento dos adolescentes não estão matriculados. Nos últimos 50 anos, o governo não investiu nas escolas nem na construção de novos institutos. Na capital, o número de escolas públicas (29 por cento) é bastante inferior ao número de escolas particulares (71por cento).

Outro problema é a falta de professores nas escolas públicas. No nível primário, a média nacional é de um professor para cada 37 alunos, mas nas zonas rurais mais afastadas o número de alunos pode aumentar para os 100. Muitas escolas estatais estão em muito más condições; em alguns casos, as crianças assistem às aulas sentadas no chão.

O país ainda sofre com os efeitos das guerras de 1996 a 2003, de contínuos episódios de violência na parte oriental do país e anos de corrupção e má gestão. É importante lembrar que a RD Congo é uma nação rica em recursos naturais, embora seja o último classificado no índice de desenvolvimento, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Está neste momento em pleno periodo pré-eleitoral.