O derramamento de petróleo em Bodo lesou dezenas de milhares de pessoas. Os prejuí­zos causados ao sector da agricultura e pescas deram origem a crises alimentares e ao aumento dos preços na região
O derramamento de petróleo em Bodo lesou dezenas de milhares de pessoas. Os prejuí­zos causados ao sector da agricultura e pescas deram origem a crises alimentares e ao aumento dos preços na região a empresa Shell deverá disponibilizar cerca de 722 milhões de euros para dar início à limpeza das zonas poluídas, devido à exploração petrolífera, no Delta do Níger, defendem a amnistia Internacional (aI) e o Centro Nigeriano para o ambiente, os Direitos Humanos e o Desenvolvimento. a organização das Nações Unidas (ONU) também já tinha indicado, recentemente, que era preciso criar um fundo desse valor para a restauração ambiental.

a 10 de Novembro, as duas primeiras organizações divulgaram um documento sobre os efeitos nefastos do grave derramamento de petróleo em Bodo, em 2008. a ONU estima que serão necessários 25 anos para que a região recupere dos estragos. Dezenas de milhares de pessoas ficaram gravemente afectadas, denuncia a aI, atribuindo as culpas ao grupo Shell. Depois da catástrofe, a ajuda humanitária da entidade resumiu-se à entrega de 50 sacos com géneros alimentares à população local.

a terra e a água da região de Bodo ficaram contaminadas. Os prejuízos causados ao sector da agricultura e pescas deram origem a crises alimentares e ao aumento dos preços em Bodo. Muitos habitantes perderam os seus meios de subsistência e passaram a viver com muitas dificuldades. Inúmeros jovens foram obrigados a deslocar-se para Port Harcourt, a cerca de 50 quilómetros, para conseguirem trabalho.