a mobilidade urbana tem sido um grande desafio para os deficientes no país, pois faltam estruturas como elevadores em estações de metro. O Brasil tem 19 milhões de deficientes
a mobilidade urbana tem sido um grande desafio para os deficientes no país, pois faltam estruturas como elevadores em estações de metro. O Brasil tem 19 milhões de deficientes a 17 de Novembro, a presidenta Dilma Rousseff e a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, lançam o Plano Nacional da Pessoa com Deficiência. O objectivo é melhorar as condições de vida dos deficientes, em particular no que respeita à mobilidade urbana e ao acesso ao mercado de trabalho. De acordo com as autoridades, o Plano deverá diminuir as dificuldades que as pessoas deficientes enfrentam. Uma das medidas previstas consiste no desenvolvimento de programas de qualificação profissional, adianta a agência adital.

De acordo com a comunicação social brasileira, a mobilidade é o maior problema dos deficientes no país. Os transportes públicos constituem um problema. alguns autocarros não estão adaptados; outros param longe da paragem. Em 2010, a maior parte das estações do metro do Rio de Janeiro não tinham elevador. Em São Paulo, o problema era outro: os sinais de trânsito não dispunham de dispositivos sonoros para ajudar os cegos a circular. Segundo as estatísticas, o Brasil conta com 19 milhões de deficientes.