Centenas de pessoas juntaram-se nas ruas de Port Harcourt para exigir medidas contra a poluição. De acordo com um estudo das Nações Unidas, 30 anos seria o tempo necessário para reparar os estragos
Centenas de pessoas juntaram-se nas ruas de Port Harcourt para exigir medidas contra a poluição. De acordo com um estudo das Nações Unidas, 30 anos seria o tempo necessário para reparar os estragos«Salvem-nos da poluição ou «Limpem o ambiente eram algumas das mensagens apresentadas em cartazes pelos manifestantes. Centenas de pessoas juntaram-se nas ruas de Port Harcourt, metrópole do Delta do Níger, em jeito de protesto contra décadas de exploração petrolífera não regulamentada. Exortam as autoridades a tomar medidas. Segundo a organização do movimento, o governo limita-se a organizar «reuniões de alto nível e criar «comités inter-ministeriais, não agindo de forma concreta, adianta a agência Misna.

a manifestação ocorre três meses depois do Programa das Nações Unidas para o ambiente ter denunciado a responsabilidade do governo e de uma entidade anglo-neerlandesa nos níveis de poluição petrolífera. De acordo com o relatório, que se baseou em cerca de 20 mil entrevistas, 30 anos seria o tempo necessário para reparar os estragos. Os peritos das Nações Unidas pediram a criação de um fundo para financiar os trabalhos necessários, nesse sentido.

a indústria petrolífera no Delta do Níger iniciou a produção comercial em 1958, depois da descoberta de petróleo em Oloibiri pela empresa Shell British Petroleum, actual Royal Dutch Shell. O petróleo e o gás representam 97 por cento das receitas do comércio externo da Nigéria e 79,5 por cento das receitas do governo.