O repórter mais famoso da banda desenhada é «um cavaleiro ocidental dos tempos modernos e um coração sem mácula»
O repórter mais famoso da banda desenhada é «um cavaleiro ocidental dos tempos modernos e um coração sem mácula»O escritor francês Dennis Tillinac defende que o personagem criado em 1929, pelo belga Georges Hergé, não é um católico que possa ser identificado como tal, uma vez que nunca reza perante a ameaça da morte e nunca aparece numa igreja. apenas duas vezes diz «Deus o tenha quando é informado da morte de vilão japonês na quinta das suas aventuras, «O Lótus azul, adianta a Lusa.
ainda assim é o «anjo guardião dos valores cristãos que o Ocidente constantemente renega ou ridiculariza, escreve o autor num artigo publicado no L’Osservatore Romano. Tintim está « impregnado dos ideais dos escuteiros, que tiveram grande importância na formação de Hergé como demonstram as suas primeiras histórias, assinala o escritor francês.

«Tintin é um herói sobrenatural que se move em cenários realistas. as pessoas que lhe são próximas caem em tentações – o whisky, para o capitão Haddock, os osso, para o cão Milu -, mas no momento certo enchem-se de coragem e são salvos por um fundo de honra, como o professor Girassol, intransigente com os direitos humanos, escreveu Dennis Tillinac. E o personagem curioso, aventureiro e prestável ajuda os outros, nas aventuras.