«Ranking» que mede o progresso no bem-estar humano coloca a República Democrática do Congo no último lugar, entre 187 países. Moçambique é o 184º
«Ranking» que mede o progresso no bem-estar humano coloca a República Democrática do Congo no último lugar, entre 187 países. Moçambique é o 184º a Noruega, a austrália e a Holanda ocupam este ano os primeiros lugares do novo ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a taxa das Nações Unidas que mede o progresso no bem-estar humano. a República Democrática do Congo (RDC), Níger e Burundi estão nos últimos lugares.
O IDH, divulgado esta quarta-feira pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), combina medidas de expectativa de vida, alfabetização, escolarização e do produto interno bruto (PIB) per capita. Este ano um recorde de 187 países e territórios foram analisados – um número acima dos 169 do ano passado (a Somália voltou a não ser considerada na análise).
a Noruega manteve a sua posição em relação ao ano passado, à frente da austrália e da Holanda, enquanto que Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Liechtenstein, alemanha e Suécia compõem o restante do top 10 neste ranking. Portugal é o 41º país de uma lista que tem a Guiné-Bissau em 176º e Moçambique em 184º (o quarto pior país do mundo neste índice).

O estudo completo e a respectiva tabela final de países avaliados podem ser consultados no site do PNUD.