a República Democrática do Congo é um dos países onde a doença mais avança, apesar de se terem registado vários anos de ausência. Campanha de vacinação em massa pretende acabar com a poliomielite
a República Democrática do Congo é um dos países onde a doença mais avança, apesar de se terem registado vários anos de ausência. Campanha de vacinação em massa pretende acabar com a poliomieliteMilhares de técnicos de saúde mobilizaram-se no âmbito de uma campanha de vacinação em massa contra a pólio, na RD Congo. O objectivo era abranger pelo menos 14 milhões de crianças em todo o país. a iniciativa é promovida pelo governo local e pela UNICEF, agência das Nações Unidas para a Infância. O objectivo final da campanha é erradicar a doença vacinando o maior número possível de crianças. Milhares de equipas móveis de saúde estiveram em escolas, feiras, postos de saúde, escritórios e residências congolesas, adianta a agência Fides.

actualmente a RD Congo é um dos países onde a doença mais avança. Desde o início do ano, registaram-se 85 casos no país. a poliomielite ressurgiu em 2006, depois de vários anos de ausência. No ano passado foram detectados 100 casos, segundo a Fides. as áreas mais afectadas são a capital, Kinshasa, e as províncias de Bas Congo, Bandundu, Katanga e Kasai Ocidental. as dificuldades de acesso a áreas de risco mais afastadas, o precário sistema de controlo da epidemia, a falta de capacidade a nível nacional para realizar mais acções de imunização, além da falta de higiene e saúde são alguns dos factores que têm contribuído para a doença prevaleça.