Cinco agências das Nações Unidas juntam-se num alerta sobre o estado dos oceanos e os efeitos que os problemas dos mares poderão ter na vida dos seres humanos. é preciso melhorar a gestão das zonas costeiras, defendem
Cinco agências das Nações Unidas juntam-se num alerta sobre o estado dos oceanos e os efeitos que os problemas dos mares poderão ter na vida dos seres humanos. é preciso melhorar a gestão das zonas costeiras, defendemNum comunicado divulgado ontem, 1 de Novembro, cinco organizações onusinas apresentam várias propostas para proteger os oceanos. O documento salienta que estes influenciam directamente a vida dos seres humanos, pois regulam o clima, fornecem alimento, além de contribuirem para a economia. apesar dos mares representarem 70 por cento do planeta, apenas um por cento beneficia de protecção. Entre outras coisas, as agências recomendam apoiar o desenvolvimento da economia verde nos países em desenvolvimento; incentivar as investigações sobre a acidificação dos oceanos (diminuição do pH) para poder combatê-la; reformar e reforçar as organizações regionais para a gestão dos oceanos.

O documento sublinha que 60 por cento dos grandes ecossistemas marinhos do planeta foram degradados ou sobreexplorados. Nos últimos 50 anos, os corais perderam 20 por cento da sua superfície. a acidificação dos oceanos, que resulta das emissões de dióxido de carbono, ameaça o plâncton e toda uma cadeia alimentar marina, prejudicando por sua vez as actividades socioeconómicas que dependem deles. Os compromissos assumidos anteriormente, para solucionar o problema, ficaram sem efeito. O documento antecipa-se à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que deverá realizar-se em 2012, no Brasil. Pode obter o documento aqui.