Bento XVI e os líderes religiosos, bem como um representante dos agnósticos despediram-se de assis com um «compromisso comum», lido em várias línguas
Bento XVI e os líderes religiosos, bem como um representante dos agnósticos despediram-se de assis com um «compromisso comum», lido em várias línguasO documento exprime a «convicção de que a violência e o terrorismo se opõem ao autêntico espírito religioso. Juntos, condenam o «qualquer recurso à violência e à guerra em nome de Deus ou da religião. a convivência «pacífica e solidária, a promoção de uma «cultura do diálogo e o respeito pelas convicções de «crentes e não crentes foram também sublinhadas neste encontro que terminou em silêncio e recolhimento, como apelo interior à conversão e ao sentido de responsabilidade, introduzido por uma exortação do Papa, adianta a Rádio Vaticano.
aos participantes foi entregue, no final, uma lamparina, símbolo do desejo de serem «portadores, em todo o mundo, da luz da paz. Foram ainda largadas pombas brancas, símbolo da paz. Numa palavra aos jovens que peregrinaram a pé até à parte alta de assis, Bento XVI assinalou que «entre as novas gerações, são muitos os que se empenham para superar violências e divisões.

Os encontros vão continuar. «Vamos continuar a reunir-nos, vamos continuar a estar juntos nesta caminhada, em diálogo, na construção diária da paz e no nosso compromisso por um mundo melhor, um mundo no qual cada homem e mulher, cada povo, possam viver de acordo com as suas legítimas aspirações, disse o Pontífice.