Encontro de Fé e Política, no Brasil, reflecte sobre o tema «Em Busca da Sociedade do Bem-viver: Sabedoria, Protagonismo e Política». O «Bem-viver» é um conceito que visa recriar uma noção antiga de culturas andinas
Encontro de Fé e Política, no Brasil, reflecte sobre o tema «Em Busca da Sociedade do Bem-viver: Sabedoria, Protagonismo e Política». O «Bem-viver» é um conceito que visa recriar uma noção antiga de culturas andinasTrata-se do 8º encontro nacional sobre a fé e política, a decorrer na cidade de Embu das artes, na diocese de Campo Limpo, na periferia de São Paulo nos dias 29 e 30 de Outubro. Estão previstas três grandes conferências, 16 sessões plenárias temáticas, actividades culturais e celebrações religiosas ecuménicas, adianta a agência adital.
De acordo com a coordenação do Movimento Nacional de Fé e Política, o «Bem-viver é um conceito que visa recriar uma noção antiga de certas culturas andinas como os Quetchua e aymará. a ideia central do «bem-viver é a vida em harmonia, consigo mesmo, com os outros, com a Mãe Terra e com os espíritos.

«Essa visão do mundo remete-nos, na opinião do professor e pesquisador Ernesto Jacob Keim, ao que chamamos “princípios Eco-Vitais” que se caracterizam como direito inalienável de todas as pessoas desfrutarem de forma digna: alimento bom e suficiente; abrigo que atenda às necessidades de protecção; ocupação que valorize as potencialidades e talentos; afecto para promover amorosidade e sensibilidade, o amor-compaixão; partilha como garantia de acesso aos bens para todos; cuidado como responsabilidade colectiva com o bem-estar de todos e do Planeta, e espiritualidade entendida como consciência e vocação de todo o ser humano em “Ser Mais” na construção da Cidadania Planetária, onde tudo e todos integrem de tal forma que transcendem a materialidade de tempo e espaço, explica Jaime Patias, mestre em comunicação e director da revista Missões.
« a fé fortalece-se na medida em que se torna vida na busca do Bem Viver colaborando, com a construção do Reino de Deus, aqui e agora, na perspectiva do Reino Definitivo, esclarece o mesmo.