Uma iniciativa no Burundi destinada aos jovens desfavorecidos pretende usar o desporto como meio de integração social e desenvolvimento. «O desporto tem esta capacidade insubstituí­vel de unir as pessoas, muito além das diferenças étnicas, religiosas ou sociais»
Uma iniciativa no Burundi destinada aos jovens desfavorecidos pretende usar o desporto como meio de integração social e desenvolvimento. «O desporto tem esta capacidade insubstituí­vel de unir as pessoas, muito além das diferenças étnicas, religiosas ou sociais» a cooperação entre actores locais e a organização internacional Peace and Sport (organização para a paz e o desporto) possibilitou a abertura de um centro para os jovens desfavorecidos da comuna de Gitega, no Burundi. Órfãs de guerra e crianças da rua, entre outros, poderão beneficiar de inúmeras actividades desportivas, culturais e educativas, que tem por objectivo ajudá-los a integrarem-se na sociedade e desenvolverem-se tanto a nível pessoal como profissional. O centro vai promover programas de prevenção de riscos para a saúde, educação cívica, aprendizagem de uma profissão e estágios.

O Burundi, que integra a lista de países menos desenvolvidos das Nações Unidas, é palco de conflitos étnicos e de deslocamentos forçados da população. O desporto é um meio de reconciliação e de pacificação. Favorece a estabilidade e a integração social, veiculando valores como o respeito, a solidariedade, a tolerância e perseverança, indica a Peace and Sport. «O desporto tem esta capacidade insubstituível de unir as pessoas, muito além das diferenças étnicas, religiosas ou sociais. Estou convencido que o desporto pode colocar-se de forma durável ao serviço da paz. a seguinte afirmação pertence ao príncipe alberto II do Mónaco, que dá o seu alto patrocínio à Organização Peace and Sport.