Mais de quatro milhões de cidadãos votaram para escolher os 217 membros da assembleia. Eleições «podem trazer algumas surpresas políticas pois são as primeiras democráticas e pluralistas no nosso país», declarou o presidente interino
Mais de quatro milhões de cidadãos votaram para escolher os 217 membros da assembleia. Eleições «podem trazer algumas surpresas políticas pois são as primeiras democráticas e pluralistas no nosso país», declarou o presidente interinoas eleições para a assembleia Constituinte que decorreram ontem na Tunísia registaram uma elevada participação da população. Cerca de 90 por cento dos eleitores registados aderiram ao «histórico acto eleitoral, o que ultrapassa as expectativas das autoridades. a diáspora, os tunisinos a viver no estrangeiro, regista uma taxa bem inferior: entre 32 e 60 por cento, adianta a agência Misna. Mais de quatro milhões de cidadãos votaram para escolher os 217 membros da assembleia, encarregada de nomear o executivo que deverá dirigir a Tunísia até às próximas eleições gerais.

O presidente interino da Tunísia, Foued Mebazaâ, já anunciou a sua retirada definitiva da vida política assim que a assembleia Constituinte tiver nomeado um sucessor. «as eleições de ontem podem trazer algumas surpresas políticas pois são as primeiras democráticas e pluralistas no nosso país, declarou, segundo a Misna. as eleições decorreram de forma pacífica e já mereceram elogios internacionais. O presidente norte-americano, Barack Obama, felicitou o povo tunisino pelo «primeiro voto democrático do país, que considera um grande passo.
a Primavera Árabe, movimento popular da África do norte, nasceu na Tunísia. Neste país, os protestos puseram fim ao regime de Ben ali, que dirigia o país há 23 anos.