a ET a anunciou a 20 de Outubro o fim da sua luta armada que provocou a morte a mais de 800 pessoas desde 1968. José Luís Zapatero agradeceu o esforço das forças de segurança do Estado na luta contra o movimento
a ET a anunciou a 20 de Outubro o fim da sua luta armada que provocou a morte a mais de 800 pessoas desde 1968. José Luís Zapatero agradeceu o esforço das forças de segurança do Estado na luta contra o movimento a ETa, organização terrorista que defendia o estabelecimento de um Estado basco na Europa Ocidental, anunciou ontem a «cessação definitiva da sua actividade armada. Em comunicado e dirigindo-se aos governos da Espanha e da França apelou ao diálogo directo de forma a conseguir superar as consequências do conflito. «É tempo de olhar o futuro com esperança, declarou, de acordo com a comunicação social internacional. Em 43 anos de luta, o grupo matou mais de 800 pessoas.

Peritos consideram que o anúncio resulta do enfraquecimento do grupo terrorista. a população espanhola está dividida entre os que acreditam e os que não crêem verdadeiramente no fim da acção armada da ETa. Numa declaração, o primeiro-ministro espanhol, José Luís Zapatero, agradeceu o esforço das forças de segurança do Estado na luta contra o movimento. Vários responsáveis internacionais manifestaram-se em relação ao anúncio histórico; entre eles, Durão Barroso que considerou tratar-se de uma vitória dos cidadãos e das instituições democráticas espanholas.