a rede, Social Watch, verifica progressos muito lentos nas últimas duas décadas, em particular na educação, saúde e nutrição. O índice de Capacidades Básicas apenas aumentou 10 por cento, entre 1990 e 2010
a rede, Social Watch, verifica progressos muito lentos nas últimas duas décadas, em particular na educação, saúde e nutrição. O índice de Capacidades Básicas apenas aumentou 10 por cento, entre 1990 e 2010 a rede de organizações da sociedade civil dedicada à monitorização das políticas sociais em todo o mundo, Social Watch, divulgou os últimos dados do Índice de Capacidades Básicas (ICB), que apresenta progressos muito lentos nos últimos 20 anos. Os resultados apresentados contrariam as indicações do Banco Mundial segundo o qual a pobreza extrema teria caído para metade entre 1980 e 2005.

«ao considerar os dados relacionados com o bem-estar e não apenas o rendimento monetário (medido pelo PIB per capita), o ICB revela que toda a primeira década do século XXI foi uma década perdida na luta contra a pobreza, apesar do crescimento das economias desenvolvidas e emergentes, afirma João José Fernandes, director executivo da Oikos, que representa a rede em Portugal.

a média mundial do rendimento per capita (indicador que permite saber o nível de desenvolvimento económico) duplicou, porém, o ICB apenas aumentou 10 por cento, entre 1990 e 2010. Passou de 79,3 para 87,1 por cento. Os dados não permitem avaliar o impacto total da crise financeira, que começou em 2008. Mas, organizações integrantes da rede Social Watch constatam que «os sectores mais vulneráveis da população são os que carregam o fardo mais pesado da crise, adianta um comunicado da Oikos.