Para o ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, africanos e brasileiros têm uma história em comum e devem manter os esforços no caminho do conhecimento mútuo
Para o ex-presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, africanos e brasileiros têm uma história em comum e devem manter os esforços no caminho do conhecimento mútuoPedro Pires, vencedor do prémio Mo Ibrahim 2011 pela sua boa governação, defende o reforço da cooperação do Brasil com os países africanos de língua portuguesa. a colaboração com o continente africano inspira a busca das suas próprias raízes, afirmou o ex-chefe de estado do arquipélago africano, à Rádio das Nações Unidas.

«É preciso que os brasileiros e nós descubramos aquilo que tivemos de comum na história. Despertar nos brasileiros, nas jovens gerações, a curiosidade de conhecer esta ligação Brasil-África. Está claro que uma questão fundamental nisso, a questão central, é a valorização dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil. O Brasil neste aspecto já deu passos importantíssimos, delarou.

Pedro Pires foi presidente de Cabo Verde, ao longo de dez anos, até ao passado mês de Setembro. abandonou a vida política por vontade própria. Recebeu na semana passada o prémio Mo Ibrahim 2011, mais conhecido por «óscar da boa governança política em África.