aumentam as dificuldades: mais pessoas recorrem à ajuda da Cáritas, mas instituição tem cada vez menos recursos para responder aos pedidos de ajuda
aumentam as dificuldades: mais pessoas recorrem à ajuda da Cáritas, mas instituição tem cada vez menos recursos para responder aos pedidos de ajuda«Já esta a ser difícil fazer face a todos os apoios solicitados, afirma a responsável pela Cáritas diocesana de Beja. Houve um aumento de 30 por cento nos pedidos de apoio e existem muitos casos em que as famílias só podem recorrer a este tipo de ajuda, porque as do Estado lhes estão vedadas, adiantou Teresa Chaves à rádio Voz da Planície.

«Cada vez mais aparecem casos de famílias que não podem recorrer às ajudas do Estado, por não estarem em situações de desemprego, mas os seus rendimentos não chegam para pagar todas as contas, explica. a par do aumento do número de pedidos verifica-se uma diminuição nos apoios sociais, com cortes, o que «tem dificultado o trabalho da Cáritas, especialmente no fornecimento de refeições.

Mais difícil parece ser o futuro, especialmente porque algumas famílias «usavam os subsídios de férias e de Natal para pagar dívidas e que em 2012 vão deixar de contar com esta verba, salienta Teresa Chaves. Mas a situação económica e financeira está a agravar-se no país inteiro. Na última reunião da Cáritas, em Fátima, a 15 de Outubro, foi apontada a «incapacidade de algumas Cáritas conseguirem atender, em tempo útil, todas as novas situações e estarem a escassear os meios financeiros.

Nota-se um acréscimo de 41 por cento dos pedidos, em relação a agosto do ano anterior e o futuro parece não trazer expectativas melhores. « a todas estas dificuldades junta-se o facto de se antever um aumento do desemprego face às medidas restritivas do crescimento económico e à ausência de apoios às empresas, diz a Cáritas Portuguesa.