Novo edifício polivalente era uma necessidade premente. Muitos cursos de formação proporcionados pelo Centro de Promoção Humana do Guiúa tornaram-se agora acessí­veis à participação feminina com as novas instalações
Novo edifício polivalente era uma necessidade premente. Muitos cursos de formação proporcionados pelo Centro de Promoção Humana do Guiúa tornaram-se agora acessí­veis à participação feminina com as novas instalaçõesEm 2009, decidimos iniciar a construção de um novo edifício que pudesse albergar um dormitório feminino, uma nova biblioteca e uma nova escolinha. Muitos cursos de formação proporcionados pelo Centro de Promoção Humana do Guiúa viam a presença feminina muito diminuída por falta de instalações. Por outro lado, a velha biblioteca do Guiúa, predominantemente teológica e com livros já antigos, dificilmente respondia às necessidades dos jovens do Guiúa. a construção de um novo espaço, com um espólio bibliográfico mais adequado aos jovens, era uma aspiração e os constantes pedidos de consulta de manuais escolares foram um impulso decisivo para a nova construção. a velha escolinha, construída em material tradicional, já vinha dando alguns problemas de conservação e o aumento significativo dos alunos, que ultrapassa as quatro dezenas, impôs que se encontrasse um novo lugar para as crianças poderem iniciar as suas primeiras aprendizagens.
Na primavera de 2009 lançamos a primeira pedra deste novo edifico, cuja construção foi avançando ao ritmo da disponibilidade financeira. ao mesmo tempo, pensou-se em criar mais duas salas no novo edifício: uma destinada à formação em informática e outra para secretaria paroquial. Em finais de 2010, o edifício ficou pronto e, no ano lectivo de 2011, que agora está prestes a terminar, já podemos constatar, com orgulho, a eficácia deste novo equipamento educativo. a escolinha acolhe, todos os dias, as suas crianças e o novo espaço já permite sentar, em grupos separados, as crianças dos dois aos quatro anos e as dos cinco aos seis. O movimento da biblioteca já registou um movimento superior a 1000 livros emprestados, este ano. a perspectiva da escola primária completa passar a incluir a oitava classe, isto é, o primeiro ano do secundário, faz-nos ponderar o alargamento do horário de abertura da biblioteca.

Um grupo de 20 pessoas teve a sua iniciação em informática durante o corrente ano. Na secretaria paroquial, tratam-se os assuntos administrativos da paróquia em espaço próprio, incluindo a realização de reuniões. Finalmente, graças à construção do dormitório feminino, cerca de 500 mulheres já puderam beneficiar dos cursos de formação, com a possibilidade de pernoitarem no Guiúa. Estas realidades constituem motivo de alegria e confirmam a justeza das aspirações da comunidade e da equipa missionária. Sonhámos juntos esta nova construção e a obra nasceu. Nada disto teria sido possível sem o apoio de tantos que nos ajudaram a fazer face às despesas e que nunca nos deixaram desistir. ainda falta reforçar alguns equipamentos, mas o essencial está feito e o resto há-de ir surgindo, pouco a pouco. Se utilizadas em simultâneo, as novas instalações podem albergar, diariamente, 150 pessoas. É um indicador relevante da importância desta obra e também das actividades da missão. a sua polivalência e complementaridade são um trunfo que se joga todos os dias com benefícios que todos podemos recolher.