O alerta foi dado por uma agência das Nações Unidas no Dia Mundial dos Professores. Falta de docentes afecta em particular a África Subsariana, mas também países ricos como os Estados Unidos ou a Suécia
O alerta foi dado por uma agência das Nações Unidas no Dia Mundial dos Professores. Falta de docentes afecta em particular a África Subsariana, mas também países ricos como os Estados Unidos ou a SuéciaDe acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), são necessários mais dois milhões de docentes, em todo o mundo, para atingir o Objectivo de Desenvolvimento do Milénio (ODM) que diz respeito à educação. Este ano, o Dia Mundial dos Professores tinha por tema: «Professores por Igualdade de Género. Nas escolas primárias, mais de seis em cada 10 docentes são mulheres e, em alguns países, essa cifra pode atingir os 90 por cento. Irina Bokova, directora da agência, considera que é necessário desenvolver políticas que capacitem mulheres e homens para o ensino primário.

a falta de professores não se verifica apenas em países em desenvolvimento, mas também em alguns países ricos como os Estados Unidos, a Espanha, a Itália e a Suécia. a África Subsariana é a região que mais sofre com a escassez desses profissionais. Necessita de mais de um milhão de professores. Seguem-se os países árabes onde são necessários cerca de 243 mil professores. Os cálculos da UNESCO não têm em conta os professores que não estejam a trabalhar por terem licença médica ou aqueles que sofreram alguma alteração na carreira.

O segundo ODM, «alcançar o ensino primário universal, destaca que «cada vez mais existe uma correlação positiva entre o nível de instrução de uma sociedade e o nível de vida da mesma. No entanto, não se trata apenas de criar uma base sólida para o desenvolvimento. « a educação é também um direito humano do qual todos, independentemente da condição socioeconómica, devem usufruir, indica o site oficial.