Quinze mil pessoas participaram na ordenação do mais novo bispo de Portugal. Catedral de Bragança foi pequena para todos
Quinze mil pessoas participaram na ordenação do mais novo bispo de Portugal. Catedral de Bragança foi pequena para todosJosé Cordeiro quer mobilizar a diocese para a evangelização e anunciou uma assembleia do clero que se realiza a 17 de Outubro. ao longo deste ano quer «escutar a diocese e, logo no seu discurso depois de ordenado bispo, disse que conta com toda a diocese para apoiá-lo na sua missão. «Eu não sou pensável sem vós, sois os primeiros e indispensáveis colaboradores, afirmou.

ao clero, o prelado de 44 anos e o 44º bispo de Bragança-Miranda pediu ajuda para a «realidade desafiante da diocese. Esta «exige a coragem, a confiança e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho, salientou.

O novo bispo foi ordenado pelo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Policarpo. Concelebraram 150 padres e 35 bispos, entre os quais o secretário da Congregação dos Bispos, do Vaticano, o português Manuel Monteiro de Castro e os bispos das dioceses espanholas de Zamora e Tuy-Vigo.

Na homilia, José Policarpo salientou que «o bispo é um dom de Deus, o proprietário da “vinha”, a partir do Evangelho do dia. Deus «garante a plenitude do sacerdócio apostólico, expressão sacramental de Cristo, fonte da redenção. a José Cordeiro, o patriarca disse que «o Senhor diz-te hoje: vai, toma conta da minha vinha. Não estás sozinho, nunca o queiras fazer sozinho. ama os teus presbíteros de modo a fazeres com eles a comunhão que vos levará, em uníssono, a ter a mesma solicitude.