Numerosas cidades registam níveis perigosos, alerta a Organização Mundial da Saúde. Esforços devem ser redobrados para atenuar as consequências da poluição do ar
Numerosas cidades registam níveis perigosos, alerta a Organização Mundial da Saúde. Esforços devem ser redobrados para atenuar as consequências da poluição do ar a poluição atmosférica atinge níveis perigosos para a saúde em numerosas cidades, alerta a Organização Mundial da Saúde (OMS), num estudo publicado recentemente. a organização estima que a poluição do ar faz mais de dois milhões de vítimas, por ano. apela ao reforço dos esforços de sensibilização para os riscos sanitários que o problema representa e ao desenvolvimento de políticas eficazes e controlo da situação de cada cidade.

« a poluição atmosférica é um grave problema de saúde e devemos absolutamente duplicar os esforços para atenuar as suas repercussões, considera Maria Neira, directora do departamento de saúde pública e ambiente da OMS. ao controlar e gerir o ambiente correctamente, é possível reduzir consideravelmente o número de pessoas que sofrem com problemas respiratórios, problemas cardíacos e cancro do pulmão.

Nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, as principais causas da poluição atmosférica são os meios de transporte motorizados, a indústria, a utilização de biomassa e de carvão e as centrais eléctricas a carvão. O estudo reúne dados de cerca de 1. 100 cidades de 91 países.