Em Outubro, mês missionário, Ramón Cazallas aponta as características do voluntário missionário e fala da missão, hoje
Em Outubro, mês missionário, Ramón Cazallas aponta as características do voluntário missionário e fala da missão, hojeNeste mês celebra-se o dia mundial das missões, sempre no penúltimo domingo. «Nesta data em todas as igrejas e comunidades cristãs se ora e se fazem gestos de solidariedade com as igrejas mais pobres para que desenvolvam as suas tarefas pastorais e sociais, é o dia da partilha e da confraternização, lembra o missionário da Consolata

Na reflexão para este Outubro missionário, o teólogo enumera as características dos voluntários missionários. Uma delas é «o espírito que anima a sua vida isto é, «mais do que o que faz, é importante saber como o faz, que espírito anima a sua acção. Claramente é a fé e o amor com o qual realiza o seu serviço. a outra característica é a «opção preferencial pelos pobres. a missão “ad gentes” deve «nortear o seu serviço de promoção e animação de um mundo carenciado em todas as suas dimensões, considera o sacerdote.

Hoje em dia, na sociedade «globalizada, neo liberal e capitalista, pessoas que ficam na «beira do caminho esperam uma «boa e nova notícia. Ramón Cazallas enumera as minorias étnicas, os sem-terra, os refugiados, os meninos de rua e outros explorados, os migrantes, entre muitos outros. «ainda hoje pensamos na nossa amazónia, lugar de fronteira, de periferia e de deserto, a luta pela demarcação de terras, como missionários da Consolata estamos entre os Yanomamis, no Catrimani há mais de quarenta anos e ainda não temos um cristão. Só agora começa o primeiro anúncio, realça.

É no campo da exclusão, marginalização e esquecimento, que o voluntário realiza «um trabalho apto segundo as suas possibilidades; o “ad gentes” tem uma preferência especial pelos povos mais carenciados. O sacerdote não esquece o «valor missionário dos voluntários que estão também entre os pobres e até oferecendo outros serviços sem motivações de fé. O teólogo sublinha que «quem oferece parte da sua vida a melhorar este mundo de todas as opressões, crente ou não, está colaborando com Deus para que aconteça “um novo céu e uma nova terra”.