Dez mil pessoas são esperadas este domingo, para participar na ordenação episcopal de José Cordeiro, o mais novo bispo de Portugal, com 44 anos
Dez mil pessoas são esperadas este domingo, para participar na ordenação episcopal de José Cordeiro, o mais novo bispo de Portugal, com 44 anos30 bispos e 150 padres portugueses vão concelebrar na ordenação do bispo de Bragança-Miranda. a ordenação será presidida pelo cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, e pelos dois bispos que antecederam José Cordeiro na diocese, antónio Montes Moreira e antónio Rafael.

Todos os fiéis foram convidados a participar neste momento, tendo sido suspensas as várias Eucaristias, de modo a congregar as pessoas. a ordenação terá lugar no primeiro domingo de Outubro, na catedral de Bragança que tem capacidade para albergar quatro mil pessoas sentadas e 1. 500 de pé, cerca de metade do número esperado na cerimónia.

Os restantes acompanharão a celebração através dos dois ecrãs, no exterior da catedral, pelo que a organização do evento recomenda que as pessoas se façam acompanhar de bancos de campanha ou campismo para se poderem sentar, adianta a Lusa. a organização aconselha a que se deixe o carro em casa, quem puder, e que se desloque com antecedência até à catedral.

Os três bispos vão estar juntos novamente no dia 7 de Outubro, no mesmo local, para celebrarem o décimo aniversário da dedicação da catedral. a 9 de Outubro, o novo bispo celebrará na catedral de Miranda do Douro, para encerrar a semana do início da sua pastoral na Diocese de Bragança-Miranda.

Para congregar a diocese em torno da ordenação, um grupo de amigos do novo bispo e os escuteiros de Bragança vão organizar, na sexta-feira, «uma manifestação espontânea de recepção e boas vindas. Está marcada para as 21h30, em frente ao Seminário Maior de São José, em Bragança.

Entre as diversas iniciativas está uma página, um blogue e uma página no Facebook. Na internet, houve mais de 60 mil visitas num mês. Uma das primeiras actividades que o novo bispo terá depois de ordenado é um jogo de futebol com os fiéis, faltando apenas a data.