Queda da moeda queniana, calculada em 30 por cento desde o início do ano, preocupa. «Em alguns meses, o preço de certos produtos triplicaram», afirma um sacerdote comboniano
Queda da moeda queniana, calculada em 30 por cento desde o início do ano, preocupa. «Em alguns meses, o preço de certos produtos triplicaram», afirma um sacerdote comboniano«O aumento sucessivo dos preços agravam a urgência social para milhões de quenianos, garante Francisco Carrera, director da revista dos missionários combonianos em Nairobi. Esta semana, a moeda local desvalorizou de forma abrupta. Em apenas três dias, o shilling desceu 6 por cento; são já 30 por cento desde o começo do ano. Pela primeira vez, eram necessários 104 shillings para obter um dólar.

a queda da moeda queniana deverá tornar mais competitivos os bens nacionais para exportação: o chá, as flores e até mesmo o turismo. Facto preocupante é aumento do custo das importações de petróleo. «Em alguns meses, o preço de certos produtos triplicaram; a inflação estende-se não só ao combustível mas também à comida, afirma o sacerdote, citado pela agência Misna.

Desde a farinha aos transportes públicos, tudo está mais caro, pois é necessário combustível (que o Quénia importa) para transportar os bens e as pessoas, avança a mesma fonte. a burocracia administrativa fica cara e é muitas vezes considerada corrompida e ineficaz. O governo conta com 42 ministros, lembra Francisco Carrera.