Quem o diz é o ex-presidente do Brasil, Fernando Cardoso. Brasileiros estavam «desatentos» à importância do idioma no mundo, afirma, apelando ao cumprimento do acordo Ortográfico
Quem o diz é o ex-presidente do Brasil, Fernando Cardoso. Brasileiros estavam «desatentos» à importância do idioma no mundo, afirma, apelando ao cumprimento do acordo OrtográficoFernando Henrique Cardoso considera que o país sul-americano deve prestar mais atenção à internacionalização da língua portuguesa. Falar português, actualmente, é ter um «capital político, afirmou, em entrevista à Rádio das Nações Unidas. a língua de Camões é falada nos vários continentes. « a presença do português é grande, porque está na Europa, na África, na américa do Sul e do Norte, porque tem muitos portugueses por lá, na Ásia Então, isso é uma vantagem, um capital que não pode ser desperdiçado, declarou.

« a divulgação, a valorização, como o Prémio Camões e outros dessa natureza, são muito importantes para que a gente possa preservar. E o Brasil deveria ser mais activo nisso, acrescentou ainda. O ex-presidente do Brasil considera que o país tem muito a ganhar, se investir mais na afirmação do idioma no mundo. Referiu o acordo Ortográfico, cuja implementação, segundo o mesmo, deve ser reforçada nos países de língua portuguesa.

«Eu, quando assino contratos para publicar os meus livros, é separado: a editora de Portugal é uma coisa e a do Brasil, outra, porque a grafia não serve, exemplifica. Fernando Cardoso julga que é preciso «levar a sério os acordos ortográficos e levar a sério a necessidade de uma internacionalização do português, adianta a Rádio ONU. Na semana passada, os ministros dos negócios estrangeiros dos países de língua portuguesa reuniram-se à margem da assembleia-geral das Nações Unidas, em Nova York, para falarem sobre a cooperação em organizações internacionais.