Juventude, cultura e evangelização de mãos dadas. « a ruptura entre o Evangelho e a cultura é, sem dúvida, o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas», pode ler-se na exortação apostólica de Paulo VI, chamada «Evangelii Nuntiandi»
Juventude, cultura e evangelização de mãos dadas. « a ruptura entre o Evangelho e a cultura é, sem dúvida, o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas», pode ler-se na exortação apostólica de Paulo VI, chamada «Evangelii Nuntiandi»Jovens lotaram o Centro Cultural de Plataforma, Salvador, para o Iº Festival Jovem Consolata na Baía, nos primeiros dias de Setembro.organizado pelos missionários e missionárias da Consolata, presentes no estado da Baía, Brasil, o evento teve como finalidade caracterizar e qualificar o lugar dos jovens na construção da sociabilidade contemporânea que respira a democratização da cultura e da informação. Sendo a primeira experiência da programação da equipa de animação Missionária da Consolata na Baía, o foco do festival jovem resultou de um intercâmbio de jovens, provenientes dos municípios Monte Santo, Jaguararí, Feira de Santana e Salvador. O objectivo era mostrar como os jovens podem evangelizar outros jovens, usando as expressões culturais. Foram apresentados, pelos mesmos jovens, espectáculos artísticos de teatro, danças brasileiras e africanas, poesias, músicas e capoeira, sobre o tema: Juventude, Cultura e Evangelização. O tema fundamenta-se na exortação apostólica «Evangelii Nuntiandi.

a evangelização não se dá fora da cultura. Nem o Evangelho se identifica com as culturas, mas identifica-se nas culturas. E a fé apresenta-se mais como atitude de encontro com o acontecimento, do que como a apropriação de um credo. Ela é também o sentimento estético, descodificação e desejo de transformação da história… a ruptura entre o Evangelho e a cultura é, sem dúvida, o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas. assim, importa envidar todos os esforços no sentido de uma generosa evangelização da cultura, ou mais exactamente das culturas. Estas devem ser regeneradas mediante o impacto da Boa Nova. Mas um tal encontro não virá a dar-se se a Boa Nova não for proclamada.

Na ocasião, os jovens tiveram a oportunidade de animar as missas da paróquia São Brás de Plataforma, assim como participar na festa de Nossa Senhora de Nazaré e visitaram alguns lugares históricos, que fazem parte da historia de povo de Salvador e do Brasil todo. Lembrando as palavras de Puebla, o festival terminou, mas a missão dos jovens continua, unidos e fortes. Despedindo-se uns dos outros, cantaram, Somos jovens decididos caminhando p’ro Senhor, trabalhando para Cristo por amor. a nossa juventude nós usamos para o bem. Vem se juntar a nós você também.