Centenas de pessoas deslocaram-se a pé ou de bicicleta, na capital congolesa, este fim-de-semana, no âmbito de uma acção de sensibilização para as alterações climáticas
Centenas de pessoas deslocaram-se a pé ou de bicicleta, na capital congolesa, este fim-de-semana, no âmbito de uma acção de sensibilização para as alterações climáticasSábado, 24 de Setembro, centenas de pessoas aderiram aos passeios pedestre ou voltas de bicicleta, em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, no âmbito de uma campanha de sensibilização para as alterações climáticas. a iniciativa é do Movimento 350.org e do Grupo de Trabalho Climat Redd. «Quando nos deslocamos de bicicleta, não emitimos gás com efeito de estufa, lembra Landry Ninteretse, coordenador regional do Movimento 350.org, segundo a agência Panapress. a organização pretende incentivar as populações a enfrentar o desafio que constituem as alterações climáticas e identificar novas possibilidades.

a sustentabilidade ambiental é um dos oito Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para 2015. Reconhece-se no âmbito deste meta que os mais pobres são mais vulneráveis aos efeitos das alterações climáticas, em particular à degradação ambiental e falta de acesso a energias limpas e sustentáveis. Os seus escassos recursos não lhes permitem adaptar-se às mudanças do clima. Os governos dos países pobres não dispõem dos meios necessários para poder investir nas infra-estruturas necessárias para satisfazer as necessidades de água potável, alimentação, abrigo e reestruturação das zonas afectadas pelas alterações climáticas.