Combate do narcotráfico e do crime organizado é uma luta de todos, que os Estados Unidos da américa devem liderar, defende Mauricio Funes. No país norte-americano, 8,9 por cento dos americanos maiores de 12 anos consumiram drogas em 2010
Combate do narcotráfico e do crime organizado é uma luta de todos, que os Estados Unidos da américa devem liderar, defende Mauricio Funes. No país norte-americano, 8,9 por cento dos americanos maiores de 12 anos consumiram drogas em 2010 a presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla, afirmou durante a assembleia-geral das Nações Unidas que os países com um elevado número de consumidores devem comprometer-se com o combate do problema. Para a líder, o tráfico de drogas é a maior ameaça da américa Latina. Laura Chinchilla destaca, em particular, a situação da região central do continente que se tornou uma vítima do «efeito colateral do comércio de estupefacientes.

O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, também abordou a problemática do narcotráfico no seu discurso. Segundo o mesmo, é nos Estados Unidos da américa que se registam os maiores níveis de consumo de drogas. O presidente salvadorenho considera que o combate do narcotráfico e do crime organizado é uma luta de todos. Contudo, o governo norte-americano deve agir de forma concreta na liderança dessa batalha, defende, segundo a Rádio das Nações Unidas.

De acordo com dados avançados pela edição digital Noticias Univision, no país foram registados 22,6 milhões de consumidores (cerca de 9 por cento) com mais de 12 anos em 2010. Guatemala e Honduras são dois países latino-americanos particularmente afectados.