Igreja católica defende consulta nacional «Educação por um país sem violência». «Não pode haver solução se não estivermos unidos», afirma prelado de São Salvador
Igreja católica defende consulta nacional «Educação por um país sem violência». «Não pode haver solução se não estivermos unidos», afirma prelado de São SalvadorGregorio Rosa Chávez, bispo auxiliar de São Salvador, considera que a questão da insegurança em algumas escolas não pode mais ser adiada. O Conselho Nacional do Ensino Público deve procurar uma solução para o problema, diz. O prelado lembrou o debate nacional pela paz, na década de 80, que apelava ao fim da guerra civil através de negociações. «Não pode haver solução se não estivermos unidos, afirmou, depositando esperanças nos resultados da consulta.
À agência Fides, explicou: «Queremos reunir estes elementos soltos entre si, que deixam entrever uma situação caótica. Os factos são evidentes: primeiramente, a violência dentro e fora das escolas; em segundo lugar, a desconfiança na Polícia; em terceiro, o pedido de não ter a Polícia por perto. Tudo isso demonstra que alguma coisa não está a funcionar.

a consulta teve início a 19 de Setembro. abrange vários grupos representantes da sociedade: estudantes de escolas públicas, empresários, políticos, jornalistas, organização não governamentais. É-lhes entregue um questionário sobre a violência nas escolas e as propostas para a combater. Os resultados serão entregues ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, aos meios de comunicação social, aos partidos políticos, entre outros actores sociais.