“O Senhor é bom e justo. Reconduz ao caminho os pecadores, orienta os humildes na justiça e ensina aos pobres o seu caminho”, rezam os fiéis, após a primeria leitura, com o salmo responsorial do 26º Domingo Comum
“O Senhor é bom e justo. Reconduz ao caminho os pecadores, orienta os humildes na justiça e ensina aos pobres o seu caminho”, rezam os fiéis, após a primeria leitura, com o salmo responsorial do 26º Domingo ComumDurante o amílcar na Babilónia, os judeus encontraram muitas dificuldades. Sonhavam com os bons tempos passados na sua terra de Israel, conversavam sobre as suas famílias, as suas casas, os produtos que tiravam das suas terrinhas, as festas gloriosas no templo de Jerusalém. Perguntavam-se porque lhes tinha acontecido semelhante desgraça de serem levados para o amílcar. E acusavam os seus antepassados de serem a culpa de tal calamidade por causa dos pecados que tinham cometido. Concluíam que Deus era injusto em os castigar pelos pecados cometidos por outrem.

Por meio do profeta Ezequiel, Deus corrige esta maneira de pensar. Não é assim! Cada um é responsável pelas próprias acções e não das acções ou pecados dos outros. Nós é que somos responsáveis pelas nossas acções. No baptismo, jurámos fidelidade a Deus e o que devemos fazer é renovar amiúde esta fidelidade e arrepiarmos caminho cada vez que haja algum desvio na nossa maneira de ser. Poderemos então confirmar como Deus está sempre disposto a ajudar as pessoas de boa vontade. O evangelho apresenta-nos mais uma parábola de Jesus: Um homem que tinha dois filhos, foi ter com o primeiro e disse-lhe para ir trabalhar para a vinha; o filho respondeu que não ia, mas depois arrependeu-se e foi. O pai foi ter com o segundo filho e disse-lhe o mesmo e o filho respondeu que sim, mas não foi.

a parábola cumpre-se hoje da maneira que Jesus a contou. Há cristãos que disseram Sim! a Deus no baptismo e que agora resmungam, quando têm de cumprir algum mandamento da Lei de Deus, mas têm um coração obediente e cumprem os seus deveres para com Deus e o próximo. Outros, que também disseram Sim! no baptismo, com o palavreado dizem agora também Sim a Deus, mas depois não cumprem os seus deveres de cristãos. Ponto de honra: olharmos para a nossa vida e vermos se somos o primeiro ou o segundo filho da parábola. Se somos gente de palavreado e preguiça, ou se, mesmo nas dificuldades, nos apressamos a cumprir os nossos deveres de cristãos para com Deus e para com o próximo.

Uma tentação seria catalogarmos os nossos amigos e conhecidos como o primeiro ou o segundo filho da parábola. Não nos preocupemos com esse pormenor que nada de positivo nos traz. a verdade é que há gente que pecou mesmo bastante no passado da sua vida, mas depois deram uma reviravolta ao seu comportamento e começaram a ser verdadeiros filhos e filhas do Senhor Deus. Quanto a nós, não sejamos daqueles que perderam o norte à vida. Seremos talvez fracos, teremos momentos negativos, mas queremos caminhar de olhos fitos na vontade de Deus. Façamos o nosso dever, demos bom exemplo aos outros e sentiremos o amor e a misericórdia de Deus encherem o nosso coração e a nossa vida. Só Cristo pode dar um sentido completo à nossa existência.