Bento XVI encontrou-se com a comunidade judaica e lembrou percurso de diálogo efectuado. Na alemanha, antes do terror nazista, vivia aproximadamente meio milhão de judeus
Bento XVI encontrou-se com a comunidade judaica e lembrou percurso de diálogo efectuado. Na alemanha, antes do terror nazista, vivia aproximadamente meio milhão de judeusO Papa considerou que o diálogo da Igreja Católica com o judaísmo, «se vai aprofundando. a Igreja sente uma grande proximidade com o povo judeu. O Pontífice recordou o empenho de João Paulo II nesta matéria, bem como as várias realizações para sublinhar que «a Igreja Católica na alemanha, que está bem ciente da sua responsabilidade particular.

No encontro com representantes da comunidade judaica, o Santo Padre defendeu que «nós, cristãos, devemos consciencializar-nos sempre mais do nosso parentesco interior com o judaísmo. Para os cristãos, «não pode haver uma quebra no evento salvífico disse lembrando que Jesus era judeu, ainda que «a mensagem de esperança, que os livros da Bíblia hebraica e do antigo Testamento cristão transmitem, tenha sido assimilada e desenvolvida de modo diverso por judeus e cristãos.

Numa sociedade cada vez mais secularizada, «este diálogo deve reforçar a esperança comum em Deus. Sem tal esperança, a sociedade perde a sua humanidade, salienta o Papa na primeira visita de Estado ao seu país natal. Para o líder da Igreja católica, o diálogo entre judeus e cristãos, «produziu já frutos prometedores na alemanha. E têm uma «responsabilidade comum no progresso da sociedade, a qual possui sempre também uma dimensão religiosa, disse.