Religiosos e religiosas estão reunidos em Maputo que representam 120 congregações presentes nas 12 dioceses de Moçambique. Os trabalhos vão decorrer até 22 de Setembro, sobre identidade e testemunho da vida consagrada
Religiosos e religiosas estão reunidos em Maputo que representam 120 congregações presentes nas 12 dioceses de Moçambique. Os trabalhos vão decorrer até 22 de Setembro, sobre identidade e testemunho da vida consagradaEstá a decorrer a 29a assembleia Nacional das Conferências dos Institutos Religiosos Masculinos e Femininos (CIRM-CONFEREMO), que trabalham em Moçambique. No primeiro dia de trabalhos, 20 de Setembro, a assembleia reflectiu sobre a identidade e testemunho da vida consagrado no contexto da globalização. Os consagrados e consagradas reafirmaram a necessidade vital da mútua colaboração entre os diversos Institutos religiosos. a sua união e comunhão reforçam a sua identidade e o seu testemunho no mundo globalizado. O individualismo e o protagonismo, dois defeitos presentes em muitos missionários que caminham em contra-mão no modo viver a missão no mundo globalizado, desafia-os a trabalhar em rede, mantendo a unidade na diversidade, em espírito de colaboração e reciprocidade.
O caminho percorrido pelos missionários em Moçambique tem sido de comunhão e colaboração. Novos caminhos têm hoje à sua frente para percorrer. a grande pluralidade, heterogeneidade de congregações, carismas e experiências são uma grande riqueza, mas também um desafio para viverem melhor, e em todo o lado, a comunhão e a colaboração. Paradoxalmente, a globalização, com todas as novidades com que confronta os missionários, revela e, de certa forma, impõe aquilo que nunca os religiosos deveriam ter esquecido: todos ligados e interdependentes.