a 22 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial Sem Carro, para chamar a atenção dos condutores para o uso excessivo do automóvel. países da américa Latina já iniciaram acções de sensibilização
a 22 de Setembro, celebra-se o Dia Mundial Sem Carro, para chamar a atenção dos condutores para o uso excessivo do automóvel. países da américa Latina já iniciaram acções de sensibilizaçãoNestes dias, pretende-se que as pessoas deixem o carro em casa e recorrem a outros meios para se deslocarem: bicicleta, metro, autocarros, ou mesmo a pé. Cidades de vários países já iniciaram actividades relacionadas com o Dia Mundial Sem Carro, adianta a agência adital. O México foca a segurança dos ciclistas, em conferências e debates. a 25 de Setembro, decorre o Primeiro Encontro Bicicultural por um México Melhor, subordinado ao tema: «Pedalando com inteligência, evitamos a violência. a argentina lembra o Dia Mundial sem Carro através da realização de passeios de bicicleta, skate e patins nas ruas do país. Em São Paulo, no Brasil, a atenção é focada no papel dos carros no espaço público. Condutores da cidade brasileira de Rio de Janeiro vão receber um crédito no «bilhete único, utilizado nos transportes públicos.

Bogotá, capital colombiana, além do dia 22 de Setembro, comemora, em Fevereiro, o Dia sem Carro. a iniciativa restringe a circulação de veículos na cidade, na primeira quinta-feira do mês de Fevereiro, entre as 6h30 e as 19h30.
O Dia Mundial Sem Carro realizou-se pela primeira vez em França, em 1997, e foi mais tarde adoptado pela Europa e outros países do mundo. a efeméride pretende levar os condutores a reflectir sobre o uso excessivo do automóvel e a dependência em relação ao mesmo. alerta também para a defesa do meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades.