Organização do Iémen foi recompensada por apoiar os refugiados do Corno de África. alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados entrega prémio Nansen à Sociedade para Solidariedade Humana
Organização do Iémen foi recompensada por apoiar os refugiados do Corno de África. alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados entrega prémio Nansen à Sociedade para Solidariedade HumanaDesesperados para fugir da miséria em que vivem, milhares de migrantes de países do Corno de África arriscam as suas vidas em perigosas travessias marítimas no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, em barcos sem condições. alguns são maltratados durante a viagem e chegam doentes ao Iémen. a organização resgata os sobreviventes e presta-lhes os primeiros socorros. Enterra os corpos dos que não resistem e morem pelo caminho. Em 2011, cerca de 60 mil pessoas efectuaram essa travessia marítima e pelo menos 120 pessoas perderam a vida, adianta o site do alto-Comissariado.

«Vencer o Prémio Nansen deu-nos um grande incentivo. O nosso trabalho é um dever humanitário que tem que ser feito sob qualquer circunstância, afirmou o fundador da organização, Salim ali al-Hamairy, segundo o site do aCNUR. O prémio no valor de 100 mil dólares reconhece o trabalho das 290 pessoas que lá trabalham. Foi instituído em 1954, em homenagem a Fridtjof Nansen, primeiro alto-Comissário para os Refugiados da Liga das Nações. a cerimónia decorre a 3 de Outubro, em Genebra.