«Uma cifra muito preocupante, que mostra o estado de violência e de degradação moral que vive a nossa sociedade», afirma Juan Vicente Córdoba Villota, bispo auxiliar de Bucaramanga
«Uma cifra muito preocupante, que mostra o estado de violência e de degradação moral que vive a nossa sociedade», afirma Juan Vicente Córdoba Villota, bispo auxiliar de BucaramangaOs bispos da Colômbia exprimiram a sua preocupação perante o assassínio do sacerdote, Gualberto Oviedo arrieta, o sexto em 2011. O homicídio do pároco de Nossa Senhora do Carmo em Capurganá, perto da fronteira com o Panamá, deu-se a 12 de Setembro. Oviedo arrieta tinha 34 anos e era sacerdote há dois. Fontes locais, citadas pela agência Fides, referem que o corpo do sacerdote apresentava sinais de grande violência, ao contrário da sua habitação, que não foi saqueada.

O assassínio ocorreu horas depois da conclusão da «Semana da Paz, que decorreu entre o 5 e o 11 de Setembro, que mobilizou várias instituições a nível nacional. Na eucaristia de encerramento da Semana, Joaquin Sanchez Garcia, reitor da Universidade Javeriana, lembrou os defensores dos direitos humanos e o seu padroeiro, São Pedro Claver.

« a Igreja Católica chora por este novo acto de violência que entristece profundamente o povo colombiano, afirma a Conferência Episcopal da Colômbia, numa nota. Seis sacerdotes mortos em 2011 é «uma cifra muito preocupante, que mostra o estado de violência e de degradação moral que vive a nossa sociedade, afirma Juan Vicente Córdoba Villota, bispo auxiliar de Bucaramanga, segundo a mesma fonte.

Os outros cinco sacerdotes católicos assassinados na Colômbia em 2011 são: Reynel Restrepo Idárraga, Rafael Reátiga Rojas, Richard armando Piffano Laguado, Luis Carlos Orozco Cardona e Gustavo García. De acordo com a Conferência Episcopal da Colômbia, entre 1984 e Setembro de 2011, foram mortos dois bispos, 79 sacerdotes, oito religiosos e três seminaristas.