a embarcação servia de unidade de saúde para os Índios nómadas. O navio foi tomado por guerrilheiros das FaRC, que também controlam a floresta onde vivem
a embarcação servia de unidade de saúde para os Índios nómadas. O navio foi tomado por guerrilheiros das FaRC, que também controlam a floresta onde vivemRebeldes armados colombianos atacaram um navio hospital, que funcionava como centro de saúde de emergência para os índios Nukak, do sul da amazónia colombiana. a organização nacional dos índios da Colômbia, a quem pertence a embarcação, já adiantou que os rebeldes pertencem às Forças armadas da Colômbia, mais conhecidas por FaRC.

Os Nukak integram a lista de 35 grupos de indígenas, ameaçados de extinção. a organização Survival considera o ataque «catastrófico para a comunidade que dispõem de um acesso limitado aos cuidados de saúde. Trata-se de um grupo nómada que se desloca com frequência na floresta, tomada pela guerrilha.

alguns indígenas fugiram para os arredores da cidade, receando voltar para a floresta. Na região, predomina o cultivo ilegal de coca para a produção de cocaína. Em Junho, a agência das Nações Unidas contra a droga e o crime revelou num relatório que a produção ilícita de cocaína estava a aumentar nas reservas indígenas, indica a mesma fonte. Os esforços do governo para proteger a região foram infrutíferos.