Papa abordou na catequese desta quarta-feira a temática do Salmo 22, «uma oração sincera e tocante, com profundas implicações cristológicas»
Papa abordou na catequese desta quarta-feira a temática do Salmo 22, «uma oração sincera e tocante, com profundas implicações cristológicas»Bento XVI explicou que este Salmo, um dos mais estudados na Bíblia, «eleva um lamento doloroso a Deus, que parece estar distante, mas o salmista, pela certeza de fé, sabe que virá em seu socorro. À dúvida e «desolação presentes na questão «meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?, assumido por Jesus durante a sua crucifixão. E, no entanto «Deus permanece aparentemente em silêncio, assinalou o Papa.

Mas, a «vitória da fé pode transformar a morte em dom da vida, o abismo de dor em fonte de esperança, garantiu o Sumo Pontífice aos oito mil fiéis. Uma resposta que reside na confiança que prove, também da oração onde «aprendemos a discernir a realidade para além das aparências.

aos fiéis reunidos no auditório Paulo VI – a grande aula das audiências do Vaticano – o Santo Padre apelou para se apoiem «sobre a fé dos outros e sobre a fé da Igreja, que testemunham a «fidelidade divina. E acrescentou: «ao longo da história bíblica vemos Deus responder aos apelos do seu povo, dando-lhe a salvação.

O bispo de Roma saudou, em português, os membros da União Missionária Franciscana e os brasileiros do Grupo Vocacional, bem como os peregrinos lusófonos presentes. «Neste dia da Exaltação da Santa Cruz, deixemo-nos invadir pela luz do mistério pascal, para reconhecermos o caminho da exaltação precisamente na humilhação, colocando toda a nossa esperança em Deus, e assim o nosso grito de ajuda transformar-se-á em cântico de louvor, concluiu.