Dos oito milhões de habitantes das Honduras, um pouco mais de três milhões são jovens com menos de 14 anos. Mais de um milhão de crianças e adolescentes encontram-se actualmente fora do sistema de ensino
Dos oito milhões de habitantes das Honduras, um pouco mais de três milhões são jovens com menos de 14 anos. Mais de um milhão de crianças e adolescentes encontram-se actualmente fora do sistema de ensinoO comissário dos Direitos Humanos das Honduras, Ramón Custodio, afirmou hoje que mais de um milhão de crianças e adolescentes não integra o sistema de ensino no país. Não são tempos bons para as crianças hondurenhas no que diz respeito aos direitos humanos. a integridade física dos menores não é respeitada, sendo violados os seus direitos à saúde e à vida, refere a agência Lusa. O comissário dos Direitos Humanos afirmou num comunicado que, embora a educação básica e a erradicação do analfabetismo seja uma função primordial do governo – definida na Constituição da República – mais de um milhão de crianças e adolescentes encontram-se actualmente fora do sistema de ensino.

Os centros de formação de crianças permanecem encerrados a maior parte do tempo, devido às greves permanentes dos professores, algo que acontece, muitas vezes, por causa da negligência administrativa das autoridades encarregadas da educação no país, explica Ramón Custodio. Para o comissário, o sistema de ensino público das Honduras dá uma péssima educação. Crianças e jovens vêem negado o seu direito a integrarem-se de forma apropriada na sociedade. Ramón Custodio explica que a desnutrição nas Honduras afecta o desenvolvimento mental e físico de uma grande fatia das crianças hondurenhas. Observado o requisito de uma alimentação adequada tem-se uma pessoa normal que pode aprender aquilo que se pretende ensinar-lhe, vincou o comissário no âmbito das comemorações do Dia da Criança hondurenha, que se assinala a 11 de Setembro.

Outro flagelo que afecta mais de 300 mil crianças é a sua exploração como força de trabalho, o que as impede de se matricularem nas escolas e as obriga a abandoná-las, denunciou o responsável. Muitos menores são vítimas de abuso sexual, algo que atribui em parte à grande negligência por parte das autoridades competentes. No que respeita à segurança pública e ao direito à vida, o comissário dos Direitos Humanos registou a morte violenta de 211 jovens com menos de 15 anos entre 2008 e 2010.