11 de Setembro, 10 anos depois. Papa envia carta ao arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan, por ocasião do décimo aniversário dos atentados de 11 de Setembro
11 de Setembro, 10 anos depois. Papa envia carta ao arcebispo de Nova Iorque, Timothy Dolan, por ocasião do décimo aniversário dos atentados de 11 de SetembroPapa reafirma que nenhuma circunstância pode justificar actos de terrorismo e que «não se pode usar a violência em nome de Deus. Na mensagem ao arcebispo de Nova Iorque, o Pontífice assinala que «a tragédia daquele dia é agravada pela pretensão dos autores do atentado de agir em nome de Deus.

O Santo Padre recorda que a vida humana «é preciosa aos olhos de Deus e que «não se devem poupar esforços na tentativa de promover no mundo um respeito genuíno pelos direitos inalienáveis e a dignidade das pessoas e dos povos onde quer que se encontrem. Bento XVI recorda ainda, na missiva, as «tantas vidas inocentes perdidas naquele «ataque brutal.

O Papa invoca a consolação «sobre todos aqueles que foram atingidos pela perda dos próprios entes queridos. No ataque às torres gémeas morreram quase três mil pessoas. Bento XVI louva o povo americano na sua reacção ao ataque, «pela coragem e generosidade que mostrou nas operações de socorro e pela prontidão em seguir em frente com esperança e confiança.