Não saber ler ou escrever afecta quase 800 milhões. O que mina esforços para eliminar a pobreza e a doença e ameaça também a própria estabilidade dos países
Não saber ler ou escrever afecta quase 800 milhões. O que mina esforços para eliminar a pobreza e a doença e ameaça também a própria estabilidade dos paísesCom quase 800 milhões de pessoas incapazes de ler ou escrever, as Nações Unidas assinalaram esta quinta-feira o Dia Internacional da alfabetização com um alerta para o analfabetismo que mina os esforços para eliminar uma série de males sociais, como a pobreza e a doença, e que ameaça também a própria estabilidade dos países.

“Os custos são enormes”, sublinhou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, numa mensagem. “O analfabetismo exacerba os ciclos de problemas de saúde, pobreza e privação. Enfraquece as comunidades e mina os processos democráticos através da marginalização e da exclusão. Estes e outros impactos podem combinar-se para desestabilizar a sociedade. ” O dia deste ano foi comemorado sob o lema da “alfabetização e Paz”, correspondendo assim às preocupações introduzidas por Ki-moon na sua mensagem revelada esta quinta-feira.