Novo estudo aponta mais de 40 mil vítimas da ditadura militar, entre homicídios, torturas e desaparecimentos. Em 1991, uma comissão de investigação contabilizou apenas 2. 200 mortes
Novo estudo aponta mais de 40 mil vítimas da ditadura militar, entre homicídios, torturas e desaparecimentos. Em 1991, uma comissão de investigação contabilizou apenas 2. 200 mortesO número oficial de vítimas da ditadura militar aumentou para 40. 280, segundo um novo relatório. O estudo baseou-se em informações do exército, polícia, prisões, comunicação social e organizações para a defesa dos direitos humanos. Contabiliza as vítimas mortais mas também as pessoas desaparecidas e torturadas. Outras entidades consideram que o número de vítimas é muito maior, podendo chegar aos 100 mil, indica a agência adital.

Com o reconhecimento dos abusos, as vítimas receberão uma pensão mensal, ajudas ao nível da educação e saúde. activistas dos direitos humanos consideram a compensação financeira insuficiente. Em 1991, um ano depois do fim da ditadura militar, foi instaurada a Comissão de Verdade e Reconciliação para investigar violações dos direitos humanos. Segundo organizações sociais, ainda havia medo de denunciar os abusos e apenas foram contabilizadas 2. 200 mortes.