Em 2009 e 2010, vários juízes foram ameaçados porque as decisões foram consideradas não favoráveis ao governo ou ao partido no poder, indica a Human Rights Watch
Em 2009 e 2010, vários juízes foram ameaçados porque as decisões foram consideradas não favoráveis ao governo ou ao partido no poder, indica a Human Rights WatchO Burundi tem de parar de intimidar advogados e jornalistas, apela a organização para a defesa dos direitos humanos. «Os procuradores do Burundi deveriam impor o respeito pela protecção jurídica dos direitos humanos e não punir os indivíduos que exercem os seus direitos, afirma, num recente relatório.

Em Julho, uma advogada foi acusada de ser «espiã cúmplice e detida por ter facilitado uma entrevista entre os seus clientes e jornalistas franceses que trabalhavam de forma legal no Burundi. Em 2009 e 2010, segundo a organização, vários juízes foram ameaçados porque as decisões foram consideradas não favoráveis ao governo ou ao partido no poder.

Jornalistas, advogados e outras personalidades da sociedade civil são perseguidos pela justiça por motivos políticos. Membros do governo e magistrados tentam intimidar os jornalistas e militantes da sociedade civil de forma a abafar a opinião pública dissidente e acusam-nos de estar associados à oposição política, revela o relatório.