Minorias religiosas do Paquistão ameaçam “sair à rua pelo muçulmano Shahbaz Taseer”, sequestrado há uma semana. apesar das ameaças, o governo não dispôs uma segurança adequada para o proteger
Minorias religiosas do Paquistão ameaçam “sair à rua pelo muçulmano Shahbaz Taseer”, sequestrado há uma semana. apesar das ameaças, o governo não dispôs uma segurança adequada para o protegerShahbaz Taseer é filho do ex-governador do Punjab, Salman Taseer, foi assassinado, a 4 de Janeiro passado, pela sua guarda pessoal. O ex-governador era um opositor da lei da blasfémia e tinha defendido a cristã asia Bibi, condenada à morte por blasfémia. Há meses que a família de Shahbaz Taseer é alvo de ameaças e intimidações de grupos fundamentalistas islâmicos, mas nem por isso tem recebido grande protecção do governo da província do Punjab.

Segundo os observadores, o sequestro de Shahbaz Taseer destina-se a pressionar os juízes para libertarem Mumtaz Qadri, o guarda que matou Salman Taseer, considerado um herói. Paul Bhatti, cristão e irmão do ministro federal para as minorias religiosas, Shahbaz Bhatti, também ele morto a 2 e Março passado, disse à agência Fides: Manifestámos ao governo o nosso pesar. Se não conseguirmos resultados, estamos prontos a manifestar publicamente.

O sequestro é um sinal muito preocupante para o país: não é admissível que uma pessoa, seja de que religião for, não possa viver a própria vida tranquilamente. É uma questão fundamental da liberdade e de um estado de direito, explica Paul Bhatti. Não estão em causa apenas as pressões sobre as minorias religiosas, acrescenta. Queremos defender Taseer como cidadão do Paquistão. É necessário um sinal forte para parar os extremistas e não permitir que cidadãos fiquem nas mãos de grupos criminosos.