alemanha e Organização Internacional para as Migrações assinam acordo para apoiar o retorno voluntário de migrantes. Meio milhão de pessoas já beneficiaram deste programa
alemanha e Organização Internacional para as Migrações assinam acordo para apoiar o retorno voluntário de migrantes. Meio milhão de pessoas já beneficiaram deste programaO director-geral da organização (OIM), Lacy Swing, e o secretário de Estado do Ministério do Interior alemão assinaram a 16 de agosto um acordo cujo objectivo é ajudar os migrantes que desejam regressar ao seu país de origem. as duas entidades prosseguem com um programa de apoio ao regresso voluntário que se iniciou em 1979 e que já beneficiou mais de meio milhão de migrantes.

O regresso voluntário de migrantes para os seus países de origem, em boas condições e feita de forma digna, é fundamental para a gestão das migrações, defende o director da OIM. « a alemanha foi a primeira a desenvolver este tipo de programa há mais de 32 anos atrás. Serviu de modelo para todo o continente. Para a OIM, a ajuda à reintegração é essencial para a durabilidade do regresso e o compromisso da alemanha no fornecimento da ajuda é um elemento chave para um regresso bem conseguido dos migrantes.