“acabemos com a violência. as causas não são apenas religiosas”, clama o arcebispo de Jos, Nigéria, numa mensagem publicada após um novo confronto entre cristãos e muçulmanos, que provocou a morte de 13 pessoas
“acabemos com a violência. as causas não são apenas religiosas”, clama o arcebispo de Jos, Nigéria, numa mensagem publicada após um novo confronto entre cristãos e muçulmanos, que provocou a morte de 13 pessoasO arcebispo de Jos, ayau Kaigama , deplora que o ciclo de violências com os consequentes homicídios, massacres e destruição dos meios de subsistência, fruto do duro trabalho da população de Jos e arredores é, pelo menos, extremamente preocupante. Numa declaração enviada a Fides, o prelado confessa que a situação inflige um grande sofrimento, assim como um terrível embaraço a todas as pessoas de boa vontade. E recorda: Não matar é um mandamento válido seja para o cristianismo, como para o Islão.

ayau Kaigama lembra que o diálogo é a solução melhor e que dispensa o confronto e a provocação. O entendimento e a paz não poderão encontrar-se por meio de facas, arcos, frechas, fuzis, explosivos e bombas: não conduzirão à solução desejada, pelo contrário, só acrescentarão ódio recíproco que culmina numa desgraçada recolha de mortos e de miséria. O arcebispo recusa a interpretação simplista que os confrontos religiosos sejam a única origem da violência. as autoridades têm o dever de procurar as raízes profundas do caos. Fazemos um apelo a todos os homens e mulheres de boa vontade para que rezem e às autoridades que ponham fim a esta situação.

Capital do estado do Plateau, Jos era até há bem pouco tempo um lugar de férias frequentado por pessoas provenientes de toda a Nigéria. O prelado deseja que se restabeleça a justiça em honra dos mortos e se crie um clima favorável a quem pretender investir no Plateau, sem receio de ser agredido ou molestado. Confiamos em Deus e acreditamos que Ele possa restabelecer a paz de modo permanente, mas todos queremos fazer a nossa parte para sermos operadores de paz e de uma transformação social positiva.