Mais de 127 mil pessoas precisam de ajuda urgente no leste de Uganda. Chuvas torrenciais provocaram numerosas inundações e deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos no terreno e muitas habitações destruídas
Mais de 127 mil pessoas precisam de ajuda urgente no leste de Uganda. Chuvas torrenciais provocaram numerosas inundações e deslizamentos de terra, deixando dezenas de mortos no terreno e muitas habitações destruídasEm Bulambuli, mais de 26 mil famílias e mais de 127 mil pessoas estão sem abrigo devido a avalanches ou inundações e necessitam de ajuda urgente”, afirmou a assessora da Cruz Vermelha de Uganda, Catherine Ntabadde. Segundo a organização de assistência, 28 pessoas morreram na segunda-feira, 29 de agosto, no deslizamento das encostas nas montanhas de Eldon, em Bulambuli. Vários outros relatórios apontam para que tenham falecido, pelo menos, 40 pessoas.

a Cruz Vermelha afirma que mais de oito mil pessoas e mil e quinhentas famílias ficaram sem casa devido ao deslizamento de terras. Várias pessoas ficaram soterradas e muitos outros, que estão em torno do local do desastre, choram em suas fachadas. No início do mês de agosto, sete pessoas morreram e outras seis ficaram feridas por uma avalanche de rochas na localidade ugandense de Naoyagum, no nordeste.

Nos últimos dois anos, as autoridades pediram que os moradores dessas zonas de risco abandonassem as suas moradias, mas os apelos não foram escutados e as pessoas mostraram-se renitentes em abandonar os sues haveres. Em Março de 2010, um desastre semelhante ocorreu na região de Bududa, também no leste de Uganda, tendo sepultado mais de 350 pessoas.