Centro de Joanesburgo torna-se cenário, na manhã de 30 de agosto, de confrontos entre a polícia e simpatizantes de Julius Malema, presidente da Liga da Juventude do Congresso Nacional africano
Centro de Joanesburgo torna-se cenário, na manhã de 30 de agosto, de confrontos entre a polícia e simpatizantes de Julius Malema, presidente da Liga da Juventude do Congresso Nacional africanoJulius Malema está convocado para uma audiência na comissão disciplinar do partido, o Congresso Nacional africano (aNC). De 30 anos, Malema é conhecido pelas suas declarações radicais e foi convocado por ter prejudicado a reputação do partido e criado divisões no seu seio. Durante toda a noite, os seus partidários acamparam diante da sede do aNC e os jovens provocaram a polícia que fazia segurança junto do edifício. Centenas de jovens atiraram pedras e garrafas, tendo a polícia respondido com jactos de água, bombas de gás lacrimogéneo e balas de borracha.

Já ontem, 29 de agosto, Malema pedira calma aos sues simpatizantes. O líder dos jovens é acusado de ter defendido uma mudança de regime no Botsuana e de ter chamado o governo de “fantoche dos americanos”. Malema utiliza um discurso anti-imperialista e anti-capitalista, defendendo a nacionalização das minas e a expropriação dos fazendeiros brancos sem indemnização. Julgado pela comissão disciplinar, ao lado de outros cinco dirigentes da Liga da Juventude, Malema pode até ser expulso do partido. O ano passado, foi convocado pela mesma instância depois de ter criticado o presidente sul-africano, Jacob Zuma.